PASSAPORTE
O processo de solicitação de passaporte inicia com o acesso ao site do Departamento de Polícia Federal www.dpf.gov.br. No site, clique no link “Informações gerais e requerimento de passaporte” e em seguida selecione a localidade onde deseja requerer o passaporte.
Leia as informações e clique em “emissão do passaporte”. Preencha o formulário com seus dados e ao final digite o código de segurança e clique em confirmar.
Serão exibidos três botões, inicialmente clique em “gerar protocolo”, depois “gerar GRU” (guia para pagamento da taxa) e finalmente em “fechar”. Caso haja dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue para 0800-9782336 ou entre em contato pelo e-mail cau.cti@dpf.gov.br. Outros esclarecimentos aqui.
Após a inclusão dos dados será emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU).
O boleto deve ser pago, respeitando sua data de vencimento.
Por fim, compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida (veja abaixo), GRU paga e protocolo da solicitação. Em algumas unidades do DPF é necessário fazer o agendamento prévio. Verifique no site se é preciso agendar o atendimento no posto escolhido.
O interessado em obter o passaporte comum deve ser brasileiro nato ou naturalizado. Para realizar o pedido é preciso comparecer em quaisquer das unidades descentralizadas ou postos de atendimento do Departamento de Polícia Federal e apresentar em original os seguintes documentos:
Carteira de Identidade Civil (RG) e Certidão de Casamento com a devida averbação, se for o caso, para as pessoas que tiverem o nome alterado em razão de casamento, separação ou divórcio;
Carteira de Identidade Civil (RG) ou Certidão de Nascimento para os menores de 12 anos;
Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral;
Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos;
Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;
Comprovante de pagamento da taxa em reais, por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser preenchida pela internet, sendo necessário o CPF do requerente ou responsável, código da receita e da unidade arrecadadora conforme tabela das receitas existente na própria guia;
Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro;
O brasileiro que tiver seu passaporte válido inutilizado por qualquer repartição consular ou de imigração estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportação), não está impedido de requerer um novo passaporte. Basta apresentar o passaporte, válido ou não, para cancelamento.
Conforme legislação, outros documentos poderão ser exigidos.
É obrigatória a presença do requerente na unidade do DPF, inclusive menor de 18 anos. As coletas de fotografia, digitais e assinatura serão realizadas nas dependências da Polícia Federal, por meios eletrônicos.
O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados. O prazo de entrega é de no máximo seis dias úteis.
A validade do passaporte é de até cinco anos. Expirado o prazo de validade deverá ser solicitado um novo documento.
Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados.
O novo passaporte comum padrão ICAO, cor azul, foi implantado em algumas cidades brasileiras. As demais unidades do DPF continuam expedindo o passaporte modelo antigo (padrão não-ICAO, cor verde). Verifique o seu modelo de passaporte no site. O titular do passaporte comum padrão não-ICAO, cor verde, poderá utilizá-lo regularmente até a data de vencimento indicada na caderneta.
A Policia Federal trata apenas de assuntos pertinentes ao passaporte comum brasileiro. Para renovação do visto, dirija-se à embaixada ou consulado do país que você deseja obter o visto.
DESCONFORTO EM AVIÃO
Viajar de avião pode ser o meio mais rápido possível de se viajar, mas passa longe de ser o mais confortável. Problemas com pressurização, altitude, falta de espaço, turbulências e até mesmo o medo, leva muita gente a passar mal em viagens aeroviárias. Se não dá pra eliminar por completo os males possíveis, há maneiras de ao menos minimizar ou atenuar os desconfortos. Confira nossa lista:
Antes do voo é o melhor momento para se precaver dos dissabores durante a viagem. Já na véspera procure evitar bebidas gasosas, fibras e os famosos alimentos que causam gases como feijão, repolho, batata doce. A sensação de inchaço na barriga tende a piorar com os efeitos da viagem aérea.
À bordo, o oxigênio é menos abundante do que em terra. Evitar bebidas alcoólicas, que diminuem ainda mais o aproveitamento do oxigênio pelas células é uma boa prevenção.
Água ou suco a cada duas horas de voo, são recomendações claras de especialistas.
Se você é propenso aos enjoos procure uma poltrona na área central da aeronave, perto da asa. Dê preferência à janela para lançar mão de luminosidade externa que amenizam a sensação de estar preso. É um erro sentar no corredor achando que vai dar tempo de correr para o banheiro, o estrago pode ser pior.
Evitar ingerir muito líquido, gorduras, comida condimentada e refrigerantes. Prefira água.
Sobretudo nos mais idosos, o inchaço é um dos sintoma comum durante voos longos. Acontecem devido ao grande tempo sentado. Para evitar, procure, mesmo sentado, fazer movimentos com as pernas, rotacionar tornozelos. Meia-calça mais agarrada atenua o problema.
Além dos medicamentos específicos é bom ter em mãos, soro para higienização das fossas nasais. Descongestionantes diminuem o efeito do aumento da pressão na orelha média.
A umidade no interior dos aviões também é bastante reduzida, procure apelas para os colírios, hidrantes para as mãos. Olhos, boca e pele sentem esses efeitos.
O aumento pressão na região da orelha média, especialmente nos pousos é uma reclamação praticamente geral. A sensação de surdez é muito comum. Embora muita gente questione, os truques de tapar e soprar o nariz, depois soltar ou ainda, usar chiletes pra conseguir aliviar por meio de mastigação, são truques válidos.
Muita gente apela para remédios para dormir, é um maneira clássica de “fuga” durante as longas viagens, no entanto, não é aconselhável. Na verdade esses remédios acabam se tornando perigosos. No caso de alguma ocorrência onde seja necessário o desembarque imediato, o passageiro ficará prejudicado e pode prejudicar outras pessoas.
Se a alta suscetibilidade aos efeitos desses medicamentos for seu caso, evite-os.
Doença cardíacas ou pulmonares crônicas, mesmo para os que estiverem com o problema controlado, sugere-se consultar o médico antes de viajar. Muitas vezes é possível (e até necessário) fazer alguns ajustes na medicação.
Também conhecido por “Jet lag”, a diferença de fuso-horário entre um lugar e outro pode resultar em sensações de cansaço, insônia, irritabilidade e incompatibilidade entre fome e os horários convencionais de refeições.
A melhor dica pra “calibrar” sobretudo as horas de sono é começar a adaptação quatro ou cinco dias antes de embarcar. Os médicos recomendar tentar se aproximar o máximo possível do horário do destino. A conta básica é, se o horário do destino é de duas horas a mais, tente nos dias que antecedem a viagem, comer e dormir duas hora mais tarde.
ORGANIZAÇÃO DAS MALAS
CLIMA
DEIXE SUA CASA SEGURA
DOCUMENTOS PESSOAIS
Antes de sair de casa, confira atentamente se está com sua documentação pessoal, principalmente RG, que o documento mais usado por ter foto (se for viagem aérea o RG tem que estar atualizado com validade não superior a dez anos)
REFEIÇÕES
DORMIR BEM ANTES E DURANTE A VIAGEM
TURISTA TEM QUE TURISTAR
Ao chegar ao destino, prepare-se para “turistar”. Você vai ficar pouco tempo em hotel. Depois que acordar, o hotel prepara um excelente café, e logo após você ganha o mundo para conhecer o que há de melhor naquele destino turístico. É claro que alguns tipos de viagem são mais para curtir o próprio hotel. Mas, viagens de grupo não se fica por muito tempo em hotel e sim visitando cada ponto importante da cidade. A viTUR costuma dizer que escolhe hotel para que o cliente tenha uma boa noite de sono e um bom café da manhã.
Fale conosco através do WhatsApp ou envie um email para: vitur@viturviagens.com.br